sexta-feira, 8 de julho de 2011

Patrocínio Colaborativo: Mão na Massa


Na virada dos anos 70 para os 80, o músico e engajado cultural Francisco Mário partia para uma audaciosa empreitada. Resolvera idealizar aquele que seria o seu segundo disco e vendê-lo antes mesmo de começar a gravá-lo. O LP “Revolta dos Palhaços”, concretizado em 1980, trazia em seu encarte as assinaturas dos apoiadores da produção independente [O Lado B, p. 78].

A ousada iniciativa de Francisco Mário ressurge, após três décadas, em continente virtual. As chamadas “plataformas de patrocínio colaborativo” visam, através da internet e suas redes sociais, arrebanhar público interessado por realizações das mais variadas áreas culturais ainda em sua fase embrionária. Através de doações espontâneas de pessoas predominantemente físicas, arrecadam-se os valores necessários para a gestação do projeto. O apoio conquistado estende a paternidade da empreitada a inúmeros patrocinadores, resultando um projeto naturalmente democrático; cultura de massas engendrada e provida pelas próprias massas.

Conheça algumas das principais plataformas de patrocínio colaborativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário