quarta-feira, 13 de julho de 2011

Imagem, de Jonas Silva



Integrante do grupo vocal Garotos da Lua, Jonas Silva abandonara seus parceiros na década de 50 para seguir carreira solo. O lugar vago seria ocupado por nada mais nada menos que João Gilberto. Silva assinaria com a Rádio Tupi e gravaria discos para a Mocambo e para a Philips.

Rótulo de um dos LPs do selo Imagem.
Vindo de Pernambuco e radicado no Rio de Janeiro, Jonas Silva havia sido vendedor da Murray, lendária loja de discos e ponto de encontro da juventude carioca durante as décadas de 40 e 50. Nos anos 60, já afastado dos holofotes, Silva continuava a lidar com discos, agora não como cantor ou vendedor, mas como radialista e produtor, realizando edições de álbuns estrangeiros de Jazz para a Philips. A partir de 1969, Jonas Silva desempenharia tal função em seu próprio selo, Imagem, responsável por trazer ao Brasil títulos de notáveis etiquetas norte-americanas e europeias voltadas primordialmente ao Jazz, ainda com pouca representação comercial no Brasil. O filão explorado por Jonas Silva rendeu edições brasileiras de grandes álbuns de artistas como Billie Holiday, Stephane Grapelli, Duke Ellington e Dizzy Gillespie. Na década de 80, Silva reeditaria ainda discos da já extinta etiqueta Mocambo, iniciando flerte com o novo formato que àquela época despontava: o CD. O selo Imagem lançaria ainda produções próprias de artistas do porte de Gilson Peranzzetta, Oscar Castro Neves, Luiz Eça e Victor Assis Brasil. Os últimos lançamentos engendrados por Jonas Silva sob a marca Imagem datam de 1996.

Em 26 de julho de 2008, “O Globo Online” publicava entrevista feita com Silva. Àquela época com 79 anos, dizia-se indiretamente responsável pela invenção da Bossa-Nova, e que “Dick Farney e Lúcio Alves começaram tudo, foram os primeiros cantores modernos brasileiros”.

Ao lado de tantos empreendedores, Jonas Silva é mais um grande e respeitável nome associado à criatividade e à ousadia em nossa fonografia.

Um comentário:

  1. Algumas realizações de Jonas Silva para o selo Imagem foram comentadas a sua época pelo jornalista Aramis Millarch. Veja em:

    http://www.millarch.org/search/node/jonas%20silva%20imagem

    ResponderExcluir