Em matéria publicada no caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo em 06/09/2011, o astro teen Justin Bieber é curiosamente apontado como “O Menino Midas”. Vicent M. de Gradpre, economista da Universidade Columbia, analisou a carreira de Bieber e afirma que "o mercado teen é enorme, e música é só pretexto. Mas tem data de validade. Porque o ídolo logo cresce e vem o próximo." Gradpre também destaca que “a tática é lucrar muito e rápido [...], é hora de aproveitar toda a fama para associar sua cara a tudo o que se move" - ou que mova cifras.
Descoberto através da internet pelo produtor Scooter Braun em meados de 2008, Justin Bieber possui apenas um disco de carreira lançado pela Island Def Jam, selo da Universal Music, somando mais de quatro milhões de cópias vendidas. Seu maior mérito comercial, no entanto, vem de sua extensa e inusitada linha de produtos licenciados em diversos países, desde cadernos e bonecos até roupas e acessórios odontológicos. Uma loja virtual foi criada para comercializá-los em primeira mão. Somente o seu perfume “Someday” somou, durante as três semanas que sucederam seu lançamento, mais de quatro milhões e oitocentas mil unidades vendidas.
Como visto em “O Lado B”, o decadente disco físico começa a ser visto pela indústria fonográfica muito mais como uma peça que, agregada a um mix de marketing, auxilia na difusão da produção artística e da imagem de seus artistas, o que se reverte em licenciamentos, patrocínios e, por fim, renda. [p. 124].
Fotos: justinbieber.shop.bravadousa.com |
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